18/02/2020

O Jornal Edições Anteriores Mídia Kit Fale Conosco

18/02/2020

Aniversário da Vila Campestre

Publicado em 18/12/2019

Por: Rosa Maria Gomes

Foto: Coruja

A Vila Campestre é um bairro no distrito do Jabaquara, e tem como data oficial 13 de dezembro. Segundo relatos Vila campestre começou a ser habitada por volta de 1914 e conta atualmente com mais de 22.000 habitantes.

Até o início do século XVII, a região do Jabaquara era ocupada apenas pelos viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e à Borda do Campo. A partir dessa época, a região começou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes que passaram a abrir estabelecimentos agrícolas e comerciais. Contudo, começou a popularizar-se apenas a partir do final do século XIX, quando a prefeitura decidiu instalar o parque do Jabaquara, utilizado para passeios e piqueniques.

A cultura popular do bairro é caracterizada por diversas manifestações.

Através da culinária típica dos primeiros habitantes mineiros e pelo artesanato que, juntos, contam um pouco da sua história, pois carregam traços de culturas dos povos que deram origem à população brasileira, como os índios, os portugueses e os africanos.

Passeando pelas ruas da Vila Campestre, você tem a oportunidade de vivenciar a cultura quando encontra pessoas de diversas etnias, classes sociais e religião convivendo em comunidade, promovendo o bem sendo um exemplo social.

Musicalmente tem a influência de vários ritmos como moda de viola,  choro e samba.

Comum na cidade, na década de 60 e começo da década de 70 os bailes em casas de família trouxeram uma mescla de ritmos como rock and roll com os passos do samba de gafieira ao som das vitrolas, o samba-rock, influenciando a dança, música e comportamento dos moradores na época.

105 anos da Vila Campestre

 

Para comemorar o aniversário os moradores do bairro terão no dia 22/12 (domingo) a partir das 11h, inúmeras atrações entre elas: Show com Walmir Borges – Nova Malandragem. Roda de Samba: Samba da Laje – Samba que é Massa – Samba da Bete – Ton Trindade. Discotecagem: Djs Grand Master Ney – Gugu Reis – Diego Samblack90 – Alex Black – Belo. Dança: Lara & Nescau e Equipe Groove 011. Apresentação Robson de Oliveira e Nando Sagatiba.

Confraria do Ritmo edição especial.

Local - Av. José Estevão de Magalhães, altura do numero 295

Vila Campestre

 

FECHAR

 
Divulgue sua empresa