25/04/2019

O Jornal Edições Anteriores Mídia Kit Fale Conosco

25/04/2019

Instituto Geológico e CienTec - USP apresentam exposição Mulheres na Paleontologia

Publicado em 21/03/2019

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Instituto Geológico da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Parque de Ciência e Tecnologia da USP prepararam uma exposição comemorativa intitulada "Mulheres na Paleontologia". A mostra acontece no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo até o dia 12 de abril, de segunda a sábado dás 9 às 16h.

A exibição apresenta uma série de depoimentos de mulheres cientistas que atuam em instituições do Estado e que se destacaram em pesquisas de paleontologia. Há ainda mais de 30 fósseis em sua maioria descobertos pelas pesquisadoras e que fazem parte do acervo do Instituto Geológico.

"Nessa exposição os visitantes podem observar de perto o resultado do trabalho de um grupo de paleontólogas de diferentes instituições mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo e conhecer suas experiências como cientistas na prática", explica a diretora-geral do Instituto Geológico Luciana Martin Rodrigues Ferreira.

A mostra traz também um cenário especial que simula um campo de paleontologia onde os visitantes podem tirar fotografias como se fossem paleontólogos. Além disso, está exposta para o manuseio a publicação "Microbialitos do Brasil – do Pré-Cambriano ao recente".

O Estado de São Paulo é formado em grande parte por rochas sedimentares que contêm fósseis dos mais variados tipos e idades, desde um bilhão de anos atrás até os tempos quase atuais. O Instituto realiza pesquisas sobre a gênese e a evolução de unidades geológicas sendo responsável por catalogar, organizar e preservar o acervo de amostras geológicas de superfície e de subsuperfície.
Para conferir a Exposição "Mulheres na Paleontologia", o visitante não precisa de agendamento prévio, basta ir ao Parque CienTec – USP, localizado na Avenida Miguel Stefano, 4.200, no bairro da Água Funda.

FECHAR