25/04/2019

O Jornal Edições Anteriores Mídia Kit Fale Conosco

25/04/2019

Mais segurança para os pedestres na Av. Santa Catarina

Publicado em 23/01/2019

Primeiras obras previstas para toda a extensão da avenida começam até fevereiro


Primeiras obras previstas para toda a extensão da avenida
começam até fevereiro
 

Por Hugo Duarte

O cruzamento da avenida Santa Catarina com a rua Dr. Djalma Pinheiro Franco, onde se encontra a Paróquia Santa Catarina de Alexandria, recebe nas próximas semanas obras de requalificação das calçadas e faixas de travessia, oferecendo mais segurança e conforto para o grande volume de pedestres que circulam na região. Além da paróquia, a área reúne diversos comércios, residências, uma AMA Especialidades e o Centro de Educação Infantil Santa Catarina.

 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o vereador José Police Neto, os escritórios Boldarini Arquitetos Associados e PS.2 Design, a CET e a Subprefeitura do Jabaquara. As obras devem ser concluídas entre março e abril e serão realizadas com recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador no valor de R$ 150 mil. Nesta segunda-feira (21/01), Police e o supervisor de obras da Subprefeitura, Franklin Matos, fizeram uma vistoria no local.

 
Trata-se da primeira etapa de um projeto maior, que visa a requalificação e valorização de toda a Avenida Santa Catarina. A proposta foi apresentada à Associação Comercial distrital Jabaquara em 2018 e deve incluir novas áreas para adequação de calçadas, acessibilidade e maior segurança para o pedestre ainda este ano. O Projeto “Amigos da Catarina” propõe trazer mais espaços de convivência para o bairro do Jabaquara, com foco em um dos seus mais importantes eixos comerciais, tornando-o mais seguro e amigável para moradores, comerciantes e frequentadores, especialmente para idosos e pessoas com deficiência, baseado na lógica de que "todos somos pedestres".

 

A intervenção é inspirada no Estatuto do Pedestre (lei 16.673/2017), de autoria do vereador, e baseada em amplos estudos realizados pelos arquitetos Marcos Boldarini e Lucas Nobre, além de apoio da PS.2 Design. "A forma como os cidadãos se relacionam com a cidade está mudando", diz o vereador Police. "As pessoas estão frequentando mais o comércio local, procurando mais espaços de convivência perto de casa. O bairro precisa acompanhar essa mudança oferecendo boas áreas ao ar livre, privilegiando o pedestre e não o carro." Boldarini explica que a obra em frente à paróquia pode ter impacto muito positivo à região: "Esse é um cruzamento perigoso e as mudanças, que incluem ampliação de calçadas e redução na área de exposição ao risco do pedestre, incentivam o acalmamento do tráfego".

O atual perímetro das obras foi sugerido pela equipe da CET, com destaque para Paulo Henrique Pozetti, da DET Sul 2, e Aleixo Leopoldo da Cunha Menezes, da DET Sul 2. Novas etapas para o projeto estão sendo debatidas com a CET e a

Subprefeitura de Jabaquara, inclusive na esquina da Av. Santa Catarina com a Rua Palestina, onde se encontra o reservatório da Sabesp. Estas e outras etapas também serão avaliadas em conjunto com a Associação Comercial e os moradores.          

 

FECHAR

 
Publicidade