16/08/2018

O Jornal Edições Anteriores Mídia Kit Fale Conosco

16/08/2018

Sítio da ressaca foi desapropriado em 1969, para construção do metrô

Publicado em 06/06/2018

O estado de São Paulo possui atualmente 6 linhas de metrô que transitam em vários bairros no decorrer da cidade. O transporte que é operado pelo Companhia do Metropolitano de São Paulo, foi funda

 

O estado de São Paulo possui atualmente 6 linhas de metrô que transitam em vários bairros no decorrer da cidade. O transporte que é operado pelo Companhia do Metropolitano de São Paulo, foi fundado em 24 de abril de 1968, precisamente a linha 1- azul (Jabaquara -Tucuruvi), que começou no distrito de Jabaquara.

A casa do Sítio da Ressaca foi da família de Antônio Cantarella até 1969. A partir desse período, houve uma divisão da área, uma parte foi loteada e transformada no atual Jardim Metropolitano, e a outra parte foi desapropriada para a construção do pátio de manobras do metrô Jabaquara.

 A estação terminal Jabaquara, sentido sul, foi inaugurada no dia 14 de setembro de 1974. Já no dia 17 de fevereiro de 1975 foi feito o primeiro percurso de metrô entre as estações Jabaquara e Liberdade da linha 1- Azul, cujo próprio presidente da República, general Ernesto Geisel, embarcou nesta viagem.  

Após o loteamento, o visual da área mudou, onde era até então um vasto terreno com campos verdes, mudou-se para um local cheio de residências, edifícios de moradias e comércios. Embora estas construções, a casa foi tombada pelo patrimônio histórico e restaurada em 1978. Atualmente, mesmo com o terreno menor, a casa integra o Centro Cultural do Jabaquara, que abriga eventos e exposições no geral para o público.

Diante disso, o distrito de Jabaquara traz a mais antiga estação do metrô em atividade no Brasil e uma das casas mais antigas em estilo bandeirista que se mantém até hoje presente no Estado de São Paulo. Acompanhe mais informações a respeito da Casa do Sítio da Ressaca e seus arredores nas próximas edições do Jornal Jabaquara em Notícias.

 

Foto: Carlos Lattuf

 

 

 

 

FECHAR

 
Publicidade