10/04/2020

Aniversário do Jabaquara

Publicado em 18/03/2020

Em comemoração ao aniversário de 56 anos do distrito Jabaquara

Em comemoração ao aniversário de 56 anos do distrito Jabaquara, a tradicional festa de iniciativa do Jornal Jabaquara em notícias junto a seus parceiros será realizada nos dias 6,7 e 8 de março e contará com diversas atrações para todos os públicos, mas em especial no Dia da Mulher, comemorado junto ao aniversário serão feitas homenagens àquelas que representam o bairro de maneira honrosa, essas que representarão todas as munícipes do Jabaquara.

No dia 6 (sexta-feira), às 18h30 a abertura será realizada no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora das Graças, com a performance da peça –“Jabaquara...A terra de um sonho cidadão” direção de Igor Bartchewsky seguido do lançamento da canção do Jabaquara com o violonista Robson Miguel e apresentação do concurso que irá eleger a Bandeira do bairro, uma parceria do jornal Jabaquara em notícias e o Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura da Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro Sul.

Já no dia 7 (sábado), a partir das 8h o campo do Clube Escola Vila Guarani recebe os futuros atletas do distrito para o festival de confraternização. Os jogos serão Acadêmicos de Vila Fachini x Jabaquara F.C. (Sub 11 e 9 Sub 13), Taquara X Seleção Campestre (Sub 13) entre outros a confirmar.

Ainda no Clube Escola Vila Guarani das 9h ás 15h atendimentos de saúde: PA, Exames de diabetes e glicemia, oftalmologista, Sorridente’s dando orientações de escovação e a Casa Bem Querer Mulher Zona Sul que estará realizando atendimento para as mulheres e o SEBRAE que também estará presente. Para os baixinhos brinquedos infláveis garantindo a festa totalmente gratuita.

E no mesmo local – Clube Escola Vila Guarani - a partir das 18h30, os Jabaquarenses irão conhecer suas musas: Serão eleitas 5 categorias em beleza, simpatia e desenvoltura. Categorias; infanto-juvenil de 10 á 15anos, jovem adulta de 16 á 29 anos e adulta de 30 á 59 anos. Melhor idade acima de 60 anos e plus size todas as idades. Ficou interessada? Ainda dá tempo de se inscrever e representar o seu bairro, entre em contato via WhatsApp, é rápido e gratuito (13) 99774-6411 mas corra as inscrições vão só até o dia 05/03.

A Avenida Santa Catarina altura do número 2.400, entre as ruas Coriolano Durant e Conselheiro Elias de Carvalho os moradores do Jabaquara terão Feira de artesanato, alimentação e atendimento de saúde com a ESSA Escola de Enfermagem e a Cruz Vermelha.  As crianças irão se divertir nos brinquedos infláveis que serão instalados no local e oficinas educacionais. Claro que também não faltará o show mirim com Victhor Reches (homenagem ao Michael Jackson) as cantoras mirim do Programa do Raul Gil entre elas Maria Fernanda e sua banda, Afromix, capoeira, hip hop e show musical com artistas regionais e convidados como; Allan Tavares, Loucos em Ação, Banda MR Black, Adilson Doná, Cospe Vidro, Shads Firever, 50+Musical e Claudio Fontana que estará prestando homenagens ás mulheres do distrito do Jabaquara.

Novidade

Este ano o 36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos faz parte das comemorações do aniversário do Jabaquara.

O Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos é realizado á vários anos no Estádio de Gueitebol do Centro Educacional e Esportivo Prof. Riyuzo Ogawa que fica na Vila Guarani e que participam em média 500 atletas a partir de 70 anos provenientes de várias cidades do Brasil. Neste evento serão homenageados 28 atletas inscritos com mais de 88 anos (o mais idoso tem 101 anos).

Local: Estádio da UCGB - Av. Leonardo da Vinci, 1.551  - Vila Guarani

Acompanhe a programação na página 04 desta edição.

Você é o convidado especial! Participe!!

 

Aniversário do Jabaquara

Publicado em 18/03/2020

Três dias de comemorações

Coquetel de inicio as comemorações no dia 6/3

No dia 6 de março foram iniciadas as comemorações do aniversário do distrito do Jabaquara, que completou 56 anos de emancipação no dia 28 de fevereiro pela Lei Estadual 8.092 assinada em 1964 (com data retroativa de 1 de janeiro do mesmo ano). As festividades foram comemoradas na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Clube Escola Vila Guarani e Avenida Santa Catarina, com diversas atrações nos dias 6, 7 e 8 de março.

A abertura teve como palco o salão de festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2313) que contou com o apoio do Padre Ubaldo Steri que está à frente da paróquia há 48 anos. A festa iniciou-se com agradecimentos a Editora-Chefe do Jornal Jabaquara em notícias, Rosa Maria Gomes, precursora do evento que também abriu o concurso da Bandeira do Jabaquara uma parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura da Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro Sul, no qual irão participar estudantes, moradores e transeuntes, o concurso ocorrerá durante o ano e o vencedor será eleito em novembro.

A novidade esse ano foi o coquetel com direito a bolo e parabéns aos munícipes que estavam presentes, a comemoração recebeu o músico Jó Silva, cantor do sucesso “Casinha de Taipa” que junto ao ator Igor Bartchewsky compuseram a canção do Jabaquara, que misturou o estilo do rap com rimas sobre acontecimentos do bairro embalado ao som da sanfona de Jó ”Santuário de São Judas, Candomblé Axé Ilê Obá, fraternidades espíritas, budistas, católicos e evangélicos dividem suas crenças e se encontram nas religiões. Classe média, gente pobre unem forças e se descobrem voluntários da paixão.” dizia um trecho da canção, que caracteriza a diversidade que habita no bairro. O cover de Roberto Carlos, Tadeu Stoianov se fez presente e cantou o sucesso “Emoções”.

Cover de Roberto Carlos, Tadeu Stoianov Jó Silva que apresentou a canção do Jabaquara

 

Bartchewsky também levou seu elenco para a encenação “Jabaquara... A terra de um sonho cidadão” a turma era composta por diversas etnias representando a distinção de pessoas no bairro. Uma delas é Abenny Danpha, que veio da Guiné, localizada na costa ocidental da África atrás do sonho de ser atriz “Quando Igor me apresentou a história do Jabaquara me senti honrada de fazer parte da peça, que trata de maneira orgulhosa de seu passado acolhedor com os escravos que buscavam refugio aqui, me senti de certa forma representada e extremamente grata“ diz.

Elenco da OIAB Produções apresentando a peçaComponentes do elenco: Maura Santiago e Abenny Danpha

Outra mulher que compunha o elenco era Maura Santiago, que está grávida de 26 semanas e realizou seu papel com maestria, sem a menor dificuldade pela restrição da barriga, visto que a peça era composta por movimentos enérgicos e rápidos e acrescenta “A mim não foi empecilho algum minha gravidez, pelo contrário, me senti mais viva do que nunca. O Jabaquara para mim é como se fosse uma ponte, no qual me desloco diariamente para ir aos meus compromissos, conhecer a sua história me fez valorizar ainda mais esse bairro”. Acrescenta Maura, que mora em Santo André.  

A abertura também recebeu a presença ilustre da Coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura, Vitória Airosa, do Diretor-Superintendente da Associação Comercial - Distrital Centro-Sul, Jefferson José da Silva e o chefe de gabinete, Beto Mendes, que representou o agora ex- Subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá, que não pode estar presente. Ambos discursaram ao lado de Rosa Maria e enfatizaram a importância da festa e relembraram a trajetória do bairro. Na ocasião, Rosa chamou também ao palco a voluntária da Casa Bem Querer Mulher Zona Sul, Maria Lúcia da Silva, que falou sobre a importância dos homens se manterem junto às mulheres em causas como a luta contra o feminicídio.  

Ao fim a Miss Melhor Idade 2019, Silene Bartchewsky também subiu ao palco e enfatizou seu amor pelo distrito “Nasci e fui criada aqui. Casei-me e criei meus filhos e agora meus netos aqui... como não declarar meu amor ao Jabaquara” completou.  

Já no dia 7, sábado, a festa contou com atrações para ninguém colocar defeito, teve atividades esportivas com campeonatos de futebol onde jogaram Acadêmicos de Vila Facchini e Jabaquara F.C. nas categorias sub 11 e Sub 13. Foram 160 garotos que tiveram uma manhã ao estilo de atletas, cada um com o sonho de se tornar um profissional do futebol, todos receberam medalhas e cada rodada o troféu de participação. Se fez presente durante as comemorações a equipe de alunos e professores da escola de enfermagem ESSA, com aferição de pressão e teste de diabetes. A Nippon Vison que tem a frente o Comendador Clayton realizou exames de vista gratuito. A Sorrident’s unidade Jabaquara esteve dando orientações de escovação e distribuindo kits.  O SEBRAE Sp realizou informações sobre os serviços de apoio às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores que estiveram presentes. As crianças não ficaram de fora, recreação e brinquedos infláveis fizeram a alegria da garotada.

Time mirim

Miss Jabaquara

No mesmo dia, a festa recebeu o concurso Miss Jabaquara, realizada no Clube Escola Vila Guarani (Rua Lussanvira, 178), apresentado por Igor Bartchewsky. Foram eleitas três candidatas divididas em cinco categorias; Miss Jabaquara – Infanto-Juvenil Julia Cavalcante. Princesa - Melissa Judica e Miss Simpatia Amanda da Silva. Miss Jabaquara Jovem Adulta – Ana Carolina. Princesa Ana Pimentel e Miss Simpatia Larissa Sousa. Miss Adulta - Claudia Almeida. Princesa Adriana Guedes e Miss Simpatia - Luciana Cezario. Miss Jabaquara Melhor Idade – Cleide Andrade. Princesa - Catarina Bezerra e Miss Simpatia Viviane da Silva. Na categoria Plus Size a Miss eleita foi Elza Miyajima. O concurso contou com a presença de Arnaldo Faria de Sá, agora ex-subprefeito do Jabaquara.

Varias atrações aconteceram no domingo

No dia 8, domingo, as comemorações dividiram espaços na Avenida Santa Catarina. Homenagens ás mulheres aconteceu durante todo o dia, quem passou pelo evento levou um botão de rosa oferecido pelo presidente da Coonagro Horácio Miashiro. Feira de artesanato, alimentação, saúde com a Escola de enfermagem ESSA e oftalmologista tudo gratuito para a população. A Cruz Vermelha levou recreação para a garotada que também se divertiram nos brinquedos infláveis.

Durante o período da manhã a professora Nilza as Silva da Afromix colocou todos para dançar, seguido da turma de cantores do programa Raul Gil assim como Maria Fernanda com sua Banda e Victor Reches que faz homenagem ao Michael Jackson passaram pelo palco.  Após a presença do subprefeito Arnaldo Faria de Sá, os organizadores e as misses eleitas seram licença no palco para o show com os artistas regionais e convidados. Esse ano a proposta foi reviver os anos 60 e para isso o show teve: Alan Tavares, Banda Loucos em Ação, Shades Forever, Banda Abstruso, Adilson Doná, Mr. Black, Banda 50 + Musical e Claudio Fontana.

Para a moradora Marta Edna Ribeiro, 49 anos, auxiliar de limpeza "A nossa região está faltando eventos como este para juntar a família, pois nosso bairro é carente por esse tipo de entretenimento e com certeza deveria ter mais. É magnífico a iniciativa do jornal, em promover um dia de diversão para todos nós”. Já para Francisca Isidoro de Abreu, 35 anos, vendedora, “para mim é super válida a iniciativa do jornal Jabaquara em notícias para o bairro. Acredito que as pessoas tem que participar mais, ser presente nas coisas do bairro. Todo ano quando tem essas coisas na região que é tão carente por diversão entre as famílias, eu participo".

A Mercearia Cultive localizada na Avenida Santa Catarina, 2.211, fez a alegria dos moradores; João Anselmo Andrade que no dia seguinte (09/03) completaria 60 anos ganhou uma cesta básica com inúmeros produtos, ele e a esposa Silvia, 52 anos, moradores do bairro desde 1968 aproveitaram todo o evento e parabenizaram a festa pela sua diversidade. Já Quiteria Rodrigues da Silva, 58 anos, agradeceu o evento e a cesta que recebeu pela sua participação e interação no evento.

Ao fim dos três dias, o Jabaquara contabilizou mais de cinco mil pessoas nas atrações, entre moradores, empresários, visitantes e autoridades.

Pérolas do Jabaquara

Jabaquara, bairro e distrito, localizado na região centro-sul do munícipio, ocupa uma área de 14.06 Km² com população de 223,780 habitantes. É uma região de empresários que movimentam o bairro com seus respectivos comércios, abrangendo todas as classes sócias. Serve de passagem aos munícipes do ABCD e os caiçaras.  

Possui mais de 16 bairros e vilas, entre eles os históricos; Cidade Vargas e Vila Santa Catarina; bairro precursor no loteamento do Jabaquara, ocorrendo no final de 1920.   

Detêm de construções importantes para a história de São Paulo e até do Brasil, como o Aeroporto de Congonhas inaugurado em 1936, impulsionando o desenvolvimento do bairro e um dos fatores da região ter se tornado mais atrativa ao ramo imobiliário, outra construção histórica foi o primeiro metrô do Brasil com a estação Jabaquara, inaugurado após seis anos de obra no dia 14 de setembro de 1974. Além disso, possui o Terminal Rodoviário Intermunicipal Jabaquara, criado após três anos da inauguração do metrô, assim facilitando as interligações dos paulistanos à baixada Santista.

Jabaquara é um bairro que vem crescendo a cada dia! Prospero para o morador, para o comercio quanto ao empresário. Mas para isso a luta continua desde sua emancipação em 1964 e muitas vezes, por lideranças que continuam com os mesmos objetivos ter um bairro bom para se viver. 

Parabéns Jabaquarenses!

 

FECHAR

 
Divulgue sua empresa