28/02/2020

Unidade Básica de Saúde de Americanópolis pede socorro

Publicado em 02/10/2019

Necessitando de reforma urgente, unidade está se deteriorando

 

Localizada na Rua Cidade de Santos, 46, a unidade que chega a atender mais de 500 pacientes por mês necessita de reforma com urgência.

Parte da unidade ainda é de lata e nela tem atendimentos como; programa Mãe Paulistana, Sala de RX, reunião e administração. Porém o perigo esta em todas as salas, o chão vem se deteriorando, a ferrugem toma conta e a estrutura possui enormes buracos que na primeira chuva forte pode ocasionar o desabamento de toda a estrutura sem contar que o acesso é de rampa de metal que se encontra caindo e quase todo enferrujado, lembrando que é passagem para cadeirantes, idosos, carrinhos de bebê e funcionários.

Recentemente uma funcionária caiu dentro do buraco que se abriu no chão da sala de administração onde trabalha; causando ferimento em seu braço. O Conselheiro gestor que também faz parte da comissão de reformas das nove unidades de saúde que compreende a Supervisão de Saúde Jabaquara e Vila Mariana, João Mariano se mostra preocupado com a unidade. “O estado em que se encontra essa unidade chega a ser uma bomba pronta para explodir” se refere ás condições dentro e fora da unidade, e acrescenta “Se cair ainda ira levar a casa do vizinho que está colada com o muro” declara assustado e triste.

Buraco onde a funcionaria caiu 

Imagens feitas por funcionarios. Sinalizações dos buracos no chão  

Acompanhados do conselheiro João Mariano, estivemos também na UBS Vila Clara localizada na Rua Rolando Curti, 701, seu estado também merece atenção. Logo na entrada já se tem noção do caos, o piso segundo ele está cada dia mais danificado chegando á sair pedaços, a laje se encontra com rachaduras, vazamentos e paredes mofadas. Assim como a unidade da Americanópolis possuem materiais que precisam de manutenção ao ar livre. O muro da unidade esta caindo e já foi interditado pela Defesa Civil da Subprefeitura do Jabaquara.

Segundo o conselheiro Mariano a verba divulgada pelo secretario municipal de saúde Edson Aparecido é para reforma da UBS Canaã e Cupecê “o Canaã tem 6 anos e já conseguiu reforma e o Vila Clara que foi inaugurado em 2006 não tem a atenção que necessita junto a secretaria”.

 

Fica a reivindicação emergencial junto a Secretaria Municipal de Saúde verificar a situação de perigo que se encontram essas unidades que são de extrema importância para essas regiões tão carentes de serviços públicos; como além da saúde, esporte, cultura, lazer e educação.

 

 

 

 

 

 

FECHAR

 
Divulgue sua empresa