25/03/2019

O Jornal Edições Anteriores Mídia Kit Fale Conosco

25/03/2019

Férias! Ela chegou e agora....

Publicado em 21/12/2018

Essa é a reação de muitos pais, que, quando chegam as férias e não se programaram para uma viagem, vem à cabeça, e agora?

Essa é a reação de muitos pais, que, quando chegam as férias e não se programaram para uma viagem, vem à cabeça, e agora? Aqui algumas dicas para quem ficará em São Paulo. A cidade oferece  inúmeros locais para não deixar os baixinhos de férias em casa.

Zoológico de São Paulo

Você já foi alguma vez ao zoológico? Talvez não em um tão grande como o de São Paulo. Inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, um dos mais importantes segmentos remanescentes de Mata Atlântica da cidade e com uma área de mais de 820 mil m², o Zoológico de São Paulo abriga espécies nativas e mantém uma população com cerca de 3 mil animais. São inúmeras espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, entre eles, espécies bem raras e ameaçadas de extinção como o gravataí-da-Malásia, mico-leão-preto, mico-leão-dourado e rinocerontes. Além disso, o Programa de Educação Ambiental e Inclusão Social visa aproximar a população dos trabalhos desenvolvidos em várias áreas do zoológico, buscando despertar a consciência ecológica de seus visitantes em prol da conservação da biodiversidade

Av. Miguel Stéfano, 4241 – Água Funda Tel.: (11) 5073-0811 www.zoologico.com.br Diariamente, das 9h às 17h (bilheteria até às 16h30). Consulte a programação no site.

Zoo Safari

Já pensou como seria incrível visitar um zoológico e poder ver animais bem de pertinho? Isso é possível no Zoo Safári, um zoológico diferente, inaugurado em 2001, onde o passeio é feito em carro ou na van do próprio local. A maior parte dos animais fica solta numa área de aproximadamente 80 mil m², o que permite a interação com os visitantes em um percurso de aproximadamente 3,9 km. No local é possível encontrar macacos-prego, macacos-aranha, avestruzes, camelos, lhamas, leões, tigres e outros animais nativos e exóticos. É possível até mesmo alimentar alguns deles com ração específica, vendida no próprio local. Além disso, o espaço também conta com lanchonetes, lojas de lembranças e área para piqueniques que permite aproveitar ainda mais o passeio com a família. E o mais legal: dá para visitar os dois Zoológicos no mesmo dia pelo portal localizado na Alameda Leão, que liga os dois parques.

Av. do Cursino, 6338 – Vila Moraes Tel.: (11) 2336-2132 www.zoologico.com.br . Diariamente, das 10h às 17h (bilheteria até às 16h). Consulte a programação no site.

Farol Santander

Inaugurado em 1947, o Edifício Altino Arantes era sede do Banespa (Banco do Estado de São Paulo) e, durante muitos anos, ficou conhecido como Banespão. Em 2018 o edifício foi revitalizado e reinaugurado como Farol Santander, transformando-se em um espaço de cultura, com exposições fixas, temporárias e um teatro. Também é possível visitar o mirante no 26º andar para contemplar uma das vistas mais famosas da cidade, a 160 metros de altura, e avistar as principais construções do centro histórico. Além disso, conta com uma pista de skate no 21º andar, idealizada por Bob Burnquist, uma das maiores referências do esporte no Brasil e no mundo. A utilização da pista de skate deve ser paga separadamente e também pode ser adquirida pela internet.

Você sabia que este edifício foi inspirado no Empire State Bulding, da cidade de Nova York, e foi considerado o prédio mais alto do país por quase duas décadas?

R. João Brícola, 24 – Centro Tel.: (11) 3553-5627 www.farolsantander.com.br www.ingressorapido.com

Fazendinha Estação Natureza

Quem diria que é possível visitar uma fazenda dentro da cidade de São Paulo? A Fazendinha Estação da Natureza, criada em 1995, foi o primeiro espaço rural pedagógico criado e dirigido por profissionais da área de educação. Com uma área de aproximadamente 10 mil m², está localizada no Brooklin e tem estrutura completa com lago, instalação para os animais, lojinha, pomar, jardins, salão de festas, pátio, teatro, restaurante e lanchonete. Além da visitação aos fins de semana e feriados, é possível praticar equitação lúdica e equoterapia às segundas-feiras. A Equitação Lúdica é destinada a crianças de 2 a 6 anos como o objetivo de proporcionar a iniciação da montaria de pôneis e cavalos. Já a equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. Pronto para curtir um dia na fazenda? Mas não se esqueça de ligar e confirmar a programação antes de visitar o local.

Av. Washington Luiz, 4221 - Brooklin Tel.: (11) 3569-2839 www.estacaonatureza.com.br

Parque da Mônica

Aposto que você já leu algum gibi da Tuma da Mônica! Cebolinha, Magali, Cascão, Mônica e seus amigos do Bairro do Limoeiro estão em um dos maiores parques cobertos da América Latina; fica pertinho da estação Jurubatuba da CPTM. Lá a família toda pode brincar junta em diversas atrações como a Roda Gigante da Turma, Casa da Mônica, Quarto do Cebolinha, Piscina de Bolinha do Cascão, Cozinha da Magali, Montanha Russa do Astronauta, Escalada do Piteco, Vale dos Dinossauros, além de conhecer a turminha e assistir as apresentações musicais. As atrações são para toda a família, mas é preciso estar atento ao tamanho das crianças: a altura mínima exigida é de 70cm e varia de acordo com o brinquedo escolhido. Existem também brinquedos que permitem a participação de adultos. Ei, espere, já está arrumando suas coisas para ir ao parque? Antes, dê uma olhada no site e confira o horário de funcionamento.

Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22540 – Jurubatuba Tel.: (11) 5693-2200 www.parquedamonica.com.br

SESC

São Paulo tem SESC? Tem sim! São 19 unidades espalhadas pela cidade e mais três na Grande São Paulo. Presente em todo o Brasil, o SESC acredita na manutenção da saúde por meio da educação e do lazer, por isso oferece ações de educação informal e permanente, valorizando as pessoas através de estímulos à autonomia, interação e contato com diversas expressões e modos de pensar, agir e sentir. No SESC você pode ver exposições, utilizar quadras, piscinas e salas de ginástica, fazer oficinas, assistir filmes, apresentações musicais e de dança. E o melhor: quase todas as atividades são gratuitas ou a preços acessíveis.

Interlagos : Av. Manuel Alves Soares, 1100 Parque Colonial Tel.: (11) 5662-9500 *Espaço de Brincar e Parque Lúdico

Ipiranga R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga Tel.: (11) 3340-2000

Santo Amaro R. Amador Bueno, 505 Santo Amaro Tel.: (11) 5541-4000 *Espaço de Brincar Vila Mariana R. Pelotas, 141 – Vila Mariana Tel.: (11) 5080-3000 *Espaço de Brincar

Parques

 A cidade possui mais de 109 parques e áreas verdes para explorar e ficar em contato com a natureza. Aqui estão mais algumas sugestões:

Aclimação - R. Muniz de Souza, 1119 – Aclimação Tel.: (11) 3208-4042

Guarapiranga - Estrada Guarapiranga, 575 Parque Alves de Lima Tel.: (11) 5514-6332

 Jardim Botânico - Av. Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda Tel.: (11) 5067-6000

Centro de Memória do Corpo de Bombeiro

Quando há um incêndio na cidade, os bombeiros da Polícia Militar de São Paulo são chamados para combatê-lo e resgatar possíveis vítimas. Que tal conhecer um pouco mais de sua história? Situado em um edifício de 1927, o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros foi inaugurado em 2005 com o objetivo de preservar a história da corporação criada em 1880. Seu acervo está em constante construção e conta com 170 objetos entre materiais, fotos, reportagens e equipamentos antigos e modernos, tudo isso distribuídos em salas temáticas, entre elas uma dedicada aos grandes e mais conhecidos incêndios da história: o Edifício Joelma (01/02/1974), o Edifício Andraus (24/02/1972), e o Edifício Grande Avenida (14/02/1981). Dentre as atividades oferecidas, estão exibição de filmes preventivos e distribuição de panfletos educativos. Como o quartel ainda está em funcionamento, é aconselhável ligar para verificar se houve alguma alteração nos horários de visitação.

R. Domingos de Moraes, 2329. Vila Mariana. Tel.: (11) 3396-2596. www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br 

Aquário de São Paulo

Você sabia que o primeiro aquário temático da América Latina fica na cidade de São Paulo? Quando foi inaugurado, em 2006, tinha apenas um setor com 25 tanques e aquários numa área de 3 mil m². Depois de 11 anos (e algumas reformas) o Aquário de São Paulo possui 15 mil m², 4 milhões de litros de água e ambientes que recriam lugares como a Amazônia, Patagônia, Pantanal, África, Indonésia e Austrália. E o que você acha que tem lá? Peixes, é claro! E de várias espécies, mas não é só isso! Você também poderá conhecer jacarés, tartarugas, jabutis, tubarões, aranhas, cobras, pinguins... Tem até urso polar, coala e canguru! Tudo isso em cenários que recriam diversos ecossistemas do planeta Terra, navios naufragados e até réplicas de dinossauros! Ficou curioso para conhecer o aquário? Ele fica pertinho da estação Santos-Imigrantes, linha verde do Metrô e abre todos os dias. Chame toda a família, os amigos e bom divertimento!

R. Huet Bacelar, 407 – Ipiranga Tel.: (11) 2273-5500 www.aquariodesp.com.br

Diariamente, das 9h às 17h (permanência até às 19h). Consulte a programação no site.

Borboletário Águias da Serra

Borboletário é um tipo de zoológico exclusivo para a criação de diversas espécies de borboletas. O Águias da Serra é um dos maiores do Brasil e o primeiro da cidade. A estrutura permite que os visitantes tenham contato com 17 espécies desse inseto tão encantador, além de conhecer o laboratório, onde é realizada a criação das lagartas, desde a fase do ovo até a pupa (casulo). São essas lagartas que, após a metamorfose, farão parte das mais de mil borboletas que vivem lá. Além de conhecer tudo sobre as borboletas e pegá-las na mão, o espaço também oferece várias atividades divertidas, como: labirinto gigante, arena de Quadribol, piscina de lama, passeio de caiaque, oficina de circo e de foguete, trilha, espirobol, cancha de bocha e muito mais!

Você sabia que o filme da versão brasileira da famosa telenovela “Carrossel” foi gravada no acampamento Águias da Serra, onde está localizado o borboletário?

Estrada da Ponte Alta, 4300 – Marsilac Tel.: (11) 2908-0125 www.borboletario.aguiasdaserra.com.br - Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h (fechado em dias de garoa, chuva e manu - tenção). Recomendável entrar em contato para confirmar o funcionamento. Consulte a programação no site.

Planetário

Quem nunca ficou olhando para o céu, admirando a beleza das estrelas e imaginando sobre os outros astros? Aqui em São Paulo existe o Planetário Aristóteles Orsini, o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em 1957, um importante centro de conhecimentos de Astronomia e Ciências, através das sessões temáticas. Também há o Centro de Documentação Técnica e Científica em Astronomia, com diversos livros, periódicos e teses sobre Astronomia, Física, Matemática e Geografia. Para participar das sessões é possível comprar os ingressos pelo site ou diretamente na bilheteria do planetário. São três apresentações diferentes: “Planetas do Universo” (recomendada para maiores de 5 anos), “Olhar o céu de São Paulo outra vez” (público livre) e “A Janela Mágica” (sessão infantil). Chame a família, escolha a sessão que mais gostar e divirta-se aprendendo!

Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral (Portão 3) – Vila Mariana Tel.: (11) 5575-5206 www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/sec - retarias/meio_ambiente/umapaz

Parque CienTec

E se existisse um parque diferente que além de natureza fosse dedicado à ciência e tecnologia? Em São Paulo existe! O Parque CienTec foi criado em 2001 e convida você a descobrir como essas áreas estão presentes no dia a dia. Conta com atividades permanentes como exposição de Matemática e Música, laboratório de Microbiologia, espaço de Geofísica, entre outros. Não deixe de visitar a Alameda Solar, um espaço ao ar livre com representações artísticas do Sol, planetas e satélites, além de informações científicas selecionadas sobre cada um. Também é possível observar os astros aos sábados, das 18h às 21h (exceto feriados e durante o horário de verão a observação ocorre das 19h às 21h), utilizando a luneta Zeiss, construída na década de 1920, e outros telescópios modernos. Para esta atração é necessário agendamento. A programação também inclui as “Tardes Científicas”, com oficinas variadas sobre ciências, tecnologia e astronomia.

Av. Miguel Stéfano, 4200 – Água Branca Tel.: (11) 5077-6312 www.parquecientec.usp.br

Para Bebês

Casa Moara -  Moara significa "ajudar a nascer" em tupi-guarani e este também é o objetivo da Casa Moara, um espaço de convivência dedicado às mulheres grávidas e suas famílias, com atendimentos médicos e também cursos e atividades para a família e o bebê, como Shantala (massagem para bebês), dança materna e yoga.

R. Guarapés, 634 – Brooklin Tel. (11) 5096-2318 / Confira no site os dias e horários das atividades.  www.casamoara.com.br

Cinematerna

Com o objetivo de estimular o resgate social das mães de recém-nascidos, o Cinematerna disponibiliza sessões de cinema especiais para bebês de até 18 meses e seus acompanhantes, seguidas de um bate-papo. É produzido por uma organização sem fins lucrativos, e no site é possível verificar os cinemas e sessões participantes.  www.cinematerna.org.br

 

FECHAR

 
Publicidade